sexta-feira, 3 de março de 2017

Documento elaborado por mais de 50 instituições da região propõe alternativas de futuro para a Baía Babitonga


Desde junho de 2015, um grupo crescente de instituições públicas e representantes da sociedade civil se reúnem regularmente para traçar estratégias para o futuro da gestão socioambiental da Baía Babitonga. Todas estas discussões estão resumidas no "Documento-Base: Análise de cenários para o fortalecimento da gestão ambiental pública no Ecossistema Babitonga", elaborado pelo Grupo Estratégico de Mobilização (GEM).
 
O Documento-Base representa um ponto de encontro comum para dar transparência e ajudar os atores sociais, com interesses diretos e indiretos sobre a Babitonga, a entender quais são as possibilidades para aprimorar a gestão na porção aquática e nos manguezais da região. O documento apresenta a relevância (internacional, nacional e estadual) deste ecossistema e traz recomendações e pontos de negociação para o processo de construção de novas políticas públicas de maneira participativa.
 
Em síntese, o documento analisa os cenários e estratégias necessárias para o fortalecimento das políticas de gerenciamento costeiro, gestão de recursos hídricos e áreas protegidas na região por meio do estabelecimento de um grupo com diversos representantes da sociedade denominado, Grupo Pró-Babitonga (GPB). Esta nova estrutura deverá ser formalizada por ato(s) normativo(s) de qualquer nível federativo (municipal, estadual ou federal) nos próximos meses.
 
Após quase dois anos de discussões, negociações e adaptações no documento-base, finalmente nas próximas semanas será lançado um processo eleitoral para formação do GPB, oportunidade para que as entidades interessadas em obter o direito de voto possam se candidatar.
 
Se você tem interesse em saber mais e ter acesso ao Documento-Base na íntegra, por gentileza, envie-nos um email para babitonga.ativa@gmail.com. Acompanhe e participe deste processo de construção participativa de um planejamento integrado para a saúde do Ecossistema Babitonga.


-- 

Comunicação Integral
Arthur Paganini e Maiti Fontana
--
Consultoria de Comunicação
Projeto Babitonga Ativa (Univille)

Nenhum comentário: