quarta-feira, 1 de março de 2017

Epagri lança em Canoinhas novo cultivar de pastagem perene

A Epagri lança no dia 2 de março, em Canoinhas, um novo cultivar de pastagem perene. Trata-se do SCS315 Catarina Gigante, que é uma variedade da pastagem Missioneira-Gigante. O lançamento acontece a partir das 13h30 no campo experimental da Epagri na região.
Foto: Epagri/Divulgação

O cultivar tem características que atendem necessidades específicas dos pecuaristas catarinenses: tem excelente aceitação pelos animais, se adapta a diferentes condições de clima e de solo, pode ser cultivado em solos de médias fertilidade, tem alta resistência ao frio e geadas e dá uma excelente resposta na produção de leite e carne.  Além disso, é resistente à praga cigarrinha-das-pastagens e tem outras singularidades que fazem dele um pasto altamente indicado para o Estado.

Pastagens perenes são aquelas que, uma vez plantadas, permanecem produtivas por muitos anos, desde que sejam bem manejadas, adubadas e adaptadas ao clima da região. A Missioneira-Gigante nasceu a partir do cruzamento natural de duas espécies na região do Vale do Itajaí. Foi batizada com esse nome pelos produtores locais graças ao porte mais alto e folhas mais largas que a Missioneira Comum.
Já em 1985 essas plantas foram incorporadas aos bancos de germoplasmas existentes no Estado e tiveram início os processos de avaliação e seleção. De lá para cá a pesquisas seguiram, até que se chegasse ao SCS315 Catarina Gigante.
Os agricultores catarinenses já podem usar na prática todos esses anos de pesquisa, implantado o novo cultivar em seus pastos. Para obter as mudas é só entrar em contato com um dos Escritórios Municipais da Epagri.
Esse trabalho da Epagri busca incrementar a cadeia produtiva da carne, mas principalmente do leite, um importante e tradicional produto da agricultura familiar catarinense. Os dados mais recentes, de 2015, revelam que, naquele ano, Santa Catarina produziu 3,05 bilhões de litros de leite, 2,5% a mais do que em 2014. Análise do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) indica que é provável que, num prazo não muito distante, Santa Catarina acabe superando Goiás na posição de quarto produtor nacional, já que apenas entre 2010 e 2014 aumentou a sua participação na produção brasileira de 7,8% para 8,5%, enquanto aquele Estado teve a sua participação praticamente estabilizada em 10,5%.
Serviço:
O que: lançamento do cultivar de pastagem perene SCS315 Catarina Gigante
Quando: 2 de março, a partir das 13h30
Onde: No campo Experimental da Epagri de Canoinhas (Rodovia SC 477 – logo após a ponte sobre o Salto do Rio Canoinhas, sentido, Major Vieira - BR 116)
Mais informações: Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri de Canoinhas (47) 3627-4199 / analucia@epagri.sc.gov.br
Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407

Nenhum comentário: