sexta-feira, 10 de março de 2017

FCC leva a Chapecó exposição Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) e Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), leva a Chapecó a exposição Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas, que retrata o importante episódio da história catarinense. A exposição abrirá em 20 de março e poderá ser vista até 20 de junho, no Museu de História e Arte de Chapecó. A mostra itinerante é uma versão modular, com a mesma arte e o mesmo conteúdo da exposição aberta em 2012 no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.

Para a montagem da exposição, que tem curadoria do pesquisador Fernando Romero, a equipe de técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC participou de diversos estudos junto aos sítios históricos. Foram visitados os municípios de Irani, Taquaruçu (distrito de Fraiburgo), Três Barras, Porto União, Matos Costa, Calmon, Lebon Régis, além dos museus, arquivos e coleções nas cidades de Irani, Curitibanos, Campos Novos, Mafra, Lages, Porto União, Caçador, Matos Costa e Lebon Régis. O objetivo foi buscar subsídios para a construção das exposições temáticas, além de estabelecer contato com os agentes culturais. A FCC trabalhou com apoio de museus, universidades, municípios, fundações e outras entidades para a reunião do acervo exposto.

Capacitação aos professores

Como parte da programação da mostra, no dia 19 de abril, será realizada a oficina "Possibilidades de ações educativas: Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas” também na cidade de Chapecó. Serão capacitados até 50 participantes (professores e estudantes de licenciatura) da rede escolar municipal, estadual e da educação superior, que participarão da atividade ministrada pelo professor Delmir José Valentini. Os professores conhecerão o material educativo da exposição, contendo propostas de atividades educativas transdisciplinares como mais um recurso para potencializar a visita à exposição e seus desdobramentos na escola.

Serviço:
O quê: Exposição Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas
Visitação: de 20 de março a 20 de junho de 2016 - de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábados e domingos das 14h às 17h.
Onde: Museu de História e Arte de Chapecó
Avenida Getúlio Vargas 17 N – Chapecó (SC)
Inscrições de grupos escolares e mais informações: (49) 3321–8509 / museutecnico@chapeco.sc.gov.br
Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br
Twitter: www.twitter.com/fccoficial 
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

Nenhum comentário: