quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mais de 300 mulheres participam de encontro de agricultoras do Norte do Estado

Fotos: Ana Paula Keller / ADR Joinville

Na área rural cabe às mulheres, em sua maioria, exercer as principais atividades do cuidado com o lar, do plantio e preparo do alimento e a influência na gestão da propriedade rural. Nesta terça-feira, 23, mais de 300 produtoras participaram do18º Encontro de Agricultoras da Região Litoral Norte. O evento é uma organização da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e foi realizado em Joinville.

 As atividades com mulheres de 13 municípios iniciaram com uma integração durante o café da manhã. Depois, o dia foi reservado às palestras de motivação, saúde e aperfeiçoamento profissional. A solenidade de abertura contou com a presença da secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Rural de Joinville, Simone Schramm, do presidente da Epagri, Luiz Hessmann, e os prefeitos de Joinville e Jaraguá do Sul, Udo Döhler e Antídio Lunelli, respectivamente.


A secretária executiva ADR destacou que a alimentação saudável é resultado do trabalho desenvolvido pelas produtoras rurais. “Nós mulheres exercemos um papel importante na sociedade porque detemos à maternidade, cuidamos da casa, ocupamos funções profissionais importantes e no setor rural estamos à frente da gestão de muitas das propriedades”, avaliou Simone.

Realizado a cada dois anos, o encontro resgata o orgulho das agricultoras para que não se sintam excluídas em relação a outros segmentos da sociedade. Durante a manhã o reconhecido palestrante Ainor Francisco Lotério fez as mulheres rirem e repensarem a sua importância durante a palestra “A mulher: ser que nasceu para brilhar”. No período da tarde, a nutricionista Viviane Corraz abordou aspectos de saúde e oportunidade de renda econômica ao tratar dos alimentos tradicionais e o uso culinário das plantas alimentícias não convencionais.

 http://www.sc.gov.br/index.php/regionais/joinville/mais-de-300-mulheres-participam-de-encontro-de-agricultoras-do-norte-do-estado

Nenhum comentário: