quinta-feira, 8 de junho de 2017

Municípios são atingidos por vendaval em Santa Catarina


Foto: ADR São Miguel do Oeste
O mau tempo continua causando estragos em Santa Catarina. Na madrugada desta quinta-feira, 8, as cidades de São Miguel do Oeste e Descanso, no Extremo-Oeste, foram atingidas por um  forte vendaval que ocasionou destelhamento de residências e queda de árvores . A Defesa Civil Estadual distribuiu sete rolos de lonas para auxiliar os afetados e a Defesa Civil municipal trabalha no levantamento das informações.
Já em Tangará, no Meio-Oeste, a Defesa Civil municipal removeu três famílias que estavam em área de risco de deslizamento. Desde o dia 26 de maio chove no Estado. Já são 29.361 atingidos em 91 municípios, com 21.631 desalojados, 2.667 desabrigados e 8.886 residências que sofreram danos, de acordo com último boletim da Defesa Civil, às 8h, desta quinta-feira, 8.
E a previsão para esta quinta, deixa a Defesa Civil ainda mais em alerta, pois indica chuva de intensidade moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia e, especialmente para os períodos da tarde e da noite, nas demais regiões. Há, ainda, risco de temporais isolados no Estado. A temperatura estará amena, declinando à noite com chance de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul .
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, pede para que as pessoas acompanhem a previsão do tempo da Epagri/Ciram e alertas com a Defesa Civil SC. Ele reforça ainda para que as pessoas fiquem atentas para qualquer sinal de deslizamentos, como por exemplo, rachaduras, inclinação de postes. Neste caso, deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Previsão da Epagri/Ciram
Para sexta-feira, 9, a previsão indica a possibilidade de chuva fraca na madrugada em todas as regiões, melhorando gradativamente com aberturas de sol já na manhã.
Conforme a Epagri/Ciram, haverá uma queda significativa nas temperaturas, devido a chegada de uma massa de ar polar. Com isso, a umidade que ainda deve permanecer, possibilita a chance de neve no Planalto Sul e Meio-Oeste.
Já para o sábado, uma boa notícia aos catarinenses, a previsão é de tempo seco e ensolarado em SC. A temperatura segue baixa, próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla. O frio será intenso também no Litoral, com mínima de 4°C a 6°C.
A tendência de domingo, 11, até a terça-feira, 13, é de tempo mais firme com sol entre nuvens em Santa Catarina, sem previsão de chuva. A partir da quarta-feira, 14, há indicativo de chuva frequente novamente no Estado, com acumulados significativos, devido a frente que deve ficar estacionária no Sul do Brasil.
Abrigos:
Lages: 6  abrigos - 406 pessoas
Rio do Sul: 22 abrigos - 1.079 pessoas
Rio do Oeste: 3 abrigo - 186 pessoas
Laurentino: 4 abrigo - 87 pessoas
Capinzal: 1 abrigo - 6 pessoas
Agronômica: 1 abrigo 97 pessoas
Taió: 2 abrigo - 24 pessoas
Correia Pinto:  6 abrigo -  88 pessoas
Ituporanga: 9 Abrigos  -121 pessoas
Otacílio Costa:  1 abrigo - 21 pessoas
Lontras: 5 abrigos - 255 pessoas

Nenhum comentário: