segunda-feira, 17 de julho de 2017

Abertura da temporada do “Vivaldi in Concert” supera as expectativas

Na manhã desse domingo, dia 16 de julho, a Sociedade Cultural Lírica de Joinville sediou a abertura da temporada de apresentações do projeto “Vivaldi in Concert” da Orquestra Prelúdio. Trata-se do primeiro de uma série de cinco concertos que serão realizados em Joinville.
“A abertura superou todas as expectativas. Cerca de 580 pessoas lotaram a Casa e muita gente não conseguiu acessar o espaço. Nós, inclusive, abrimos as janelas para que as pessoas pudesse olhar por elas. Tivemos um público maravilhoso e um concerto de altíssimo nível”, celebra, orgulhoso, o maestro da Orquestra, Rafael Daniel Huch.

A próximo apresentação do Projeto é já no sábado que vem, dia 22 de julho, às 10h30in, nas dependências do Ancianato Bethesda (Rua Conselheiro Pedreira, nº 430), distrito de Pirabeiraba – Joinville).

Sobre o projeto “Vivaldi in Concert”
O “Vivaldi in Concert” é um projeto do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, que foi aprovado ao mecenato em 2016 e passa a ser executado agora, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Joinville e com o apoio das empresas Whirpool e Hacasa.

A proposta homenageia Antonio Vivaldi, um padre italiano, que ficou mais conhecido pelas suas composições do que a religiosidade propriamente dita, devido a dimensão de sua obra artística. “Vivaldi tem um mérito artístico-cultural inquestionável”, considera o maestro da Orquestra Prelúdio, Rafael Daniel Huch. Em 2016, quando o Projeto “Vivaldi in Concert” foi escrito, completou-se 275 anos de morte do compositor homenageado. No segmento erudito, Vivaldi foi um dos compositores mais gravados e tocados nas últimas décadas. “As Quatro Estações”, obra de sua autoria, é uma das de maior popularidade. As melodias do compositor são muitas, das mais energéticas às meditativas. O projeto “Vivaldi in Concert” pretende percorrer as diversas facetas do autor, trazendo-as para o conhecimento do público, de forma que os apreciadores da música erudita, os musicistas e os leigos no assunto possam ampliar o seu gosto e conhecimento estético.

“A Orquestra Prelúdio já tem se intensificado. O trabalho dela tem se profissionalizado e este 2017 é um ano de grande profissionalização para a Orquestra. O público também tem crescido muito. Tivemos, agora, no primeiro semestre, três apresentações via Lei Rouanet de incentivo Federal, que lotaram. A gente sente que a Orquestra tem um público, que é fiel. Vocês podem esperar muitas novidades. Por exemplo, agora, teremos um concerto para violão e orquestra – orquestra de cordas – com o solista Jair Corrêa. Teremos, também, a apresentação de um moteto com a cantora lírica Karla Cristina Ziemer e um dueto com duas sopranos líricos - a própria Karla e a Ester Martins - com a participação do mezzosopranista Jean Carlos Gorges”, resume o maestro Rafael Huch.


DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES DO PROJETO:
- 22/07 às 10h30min – Concerto no Ancianato Bethesda – Rua Conselheiro Pedreira, nº 430 – Distrito de Pirabeiraba – Joinville.
- 12/08 às 10h00min – Ensaio Aberto na Paróquia Cristo Redentor – Rua Jaú, nº 288 – Bairro Glória – Joinville.
- 13/08 às 10h00min – Concerto na Paróquia Cristo Redentor, Rua Jaú nº 288 – Bairro Glória – Joinville.
- 03/09 às 10h30min – Concerto Matinal na Sociedade Cultural Alemã – Rua XV de Novembro, nº 1.000 – Bairro América.
- 16/09 às 10h00min – Concerto na Biblioteca Pública de Joinville – Rua Eugênio Lepper, nº 60 – Centro – Joinville.

--
Thiago Gusso
Assessor de Imprensa
Gusso Comunicação

Nenhum comentário: