quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Tendas da Saúde prosseguem com ações no Litoral neste feriado

No feriado de Carnaval, as tendas da Saúde na Operação Verão Paraná prosseguem com ações de conscientização, exames de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C. Os espaços funcionarão de quinta a quarta-feira (8 a 13) das 8h30 até as 17h. De noite, os profissionais vão se unir aos blocos festivos para distribuir preservativos e materiais informativos sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, explica que o objetivo das barracas da Saúde é o cuidado com a população. “Conscientizando, distribuindo informações e realizando diagnóstico precoce é possível criar um plano estratégico de prevenção das doenças e infecções transmissíveis, além de oferecer estrutura e apoio na promoção da saúde dos paranaenses e turistas”, diz.
As tendas estão localizadas nas praias de Guaratuba, Caiobá (Matinhos) e Ipanema (Pontal do Paraná). Em janeiro, já foram atendidas cerca de 60 mil pessoas, realizados 5.771 testes rápidos e 1.200 pesquisas de satisfação da Ouvidoria. As barracas oferecem testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão arterial; testagem de glicemia; participação de pesquisas de satisfação da Ouvidoria Geral da Saúde e orientações gerais sobre saúde. A mesma ação também acontece nas prainhas artificiais da região Oeste, como Foz do Iguaçu e Porto Rico.
CAMISINHAS – Em parceria com as secretarias municipais de saúde, as equipes estarão presente nos principais blocos de carnaval do litoral paranaense. Os profissionais farão a distribuição de preservativos e de materiais educativos com o intuito de conscientizar os foliões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Francisco explica que o apelo sexual das festas aliado ao consumo de bebidas alcoólicas pode deixar as pessoas vulneráveis às formas mais comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo. “Todos os anos aproveitamos o momento de diversão para também abordar um assunto importante, que é a prevenção dessas doenças por meio do uso de preservativos. Falamos sobre o tema e distribuímos camisinhas para que todos estejam preparados e sem desculpas para não se cuidar”, enfatiza Francisco.
As ações vão acontecer durante todo o feriado de Carnaval (10 a 13 de fevereiro) nos blocos das praias de Matinhos, Caiobá, Guaratuba, e na cidade de Antonina. A intenção é distribuir mais de 500 mil preservativos.

SERVIÇO:
Tenda Guaratuba
Data: de quinta a quarta-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Guaratuba, na praça da praia central
 
Tenda Caiobá (Matinhos)
Data: de quinta a quarta-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Matinhos, no calçadão de Caiobá (Av. Atlântica, 1000)
 
Tenda Ipanema (Pontal do Paraná)
Data: de quinta a quarta-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Locais: Pontal do Paraná, na praça central da praia de Ipanema (em frente à igreja)

Tenda Três Lagoas (Foz do Iguaçu)
Data: de domingo a terça-feira (11 a 13 de fevereiro)
Horários: das 15h às 20h
Local: Carnaval da Saudade, no Parque de Eventos CTG Charrua na rua Marechal Deodoro

Tenda Barranca do Rio (Porto Rico)
Data: de sextas a terça-feira (9 a 13 de fevereiro)
Horário: 9h às 18h
Local: Terminal Turístico da praia Barranca do Rio, Porto Rico.

AEN

Nenhum comentário: