segunda-feira, 30 de julho de 2018

No dia 26 de Julho de 2018, integrantes do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG)


a Presidente Telma Maria Teixeira Bauer, Primeiro Secretário Flávo Rosa Martelozo e o Sub Ten. Hermínio da Polícia Militar de SC , representando o membro nato do CONSEG, Ten. Richardson Lima, estiveram reunidos com o Prefeito em Exercício do Município de Itapoá, Sr. Carlos Henrique Nóbrega e secretários; Cultura e Turismo, Sr. Cláudio Lemonie, Planejamento e Urbanismo Sr. Rafael Vida Almeida, Secretário de Obras e Serviços Públicos, e Secretário do Meio Ambiente.

O objetivo da reunião foi levar aos representantes da administração pública alguns dados levantados pelo CONSEG, através de um questionário direcionado à população referente à segurança pública e a infra-estrutura do município concernente à iluminação pública e a manutenção de terrenos baldios.
Durante a reunião foi levantada a questão sobre diversos bairros na cidade com falta de iluminação e questionado sobre a responsabilidade de instalação de novos postes que venham suprir estas áreas. O prefeito em exercício esclareceu que a prefeitura tem total condição para a instalação de novos postes de iluminação, porém, em muitas áreas não há possibilidades para a instalação dos mesmos pela falta de uma rede elétrica de baixa tensão.

O secretário de obras, presente na reunião, explicou que em muitas áreas onde há rede elétrica instalada passa apenas rede elétrica de alta tensão e os postes de iluminação somente podem ser instalados em redes de baixa tensão, inexistente em muitas áreas da cidade impedindo a expansão da iluminação pública.

Questionados sobre a ampliação das redes de baixa tensão, todos os representantes presentes esclareceram que a rede elétrica do município é administrada pela CELESC Distribuição S. A, e que a instalação de redes de baixa tensão apropriadas para a instalação de novos postes de iluminação cabe à CELESC e não à prefeitura.

Sobre esta questão o secretário de obras ressaltou que a prefeitura está em dia com todos os chamados de manutenção da rede de iluminação, no que compete à prefeitura e que estão em discussão constante com a CELESC para encontrar uma solução sobre a ampliação da malha elétrica de baixa tensão. Todavia o cidadão também pode contribuir, se você mora ou sabe de algum bairro que ainda não tenha redes de baixa tensão, comunique a CELESC e exija providências.

Lembramos a todos que ao perceberem a necessidade de substituição das lâmpadas de iluminação a população deve entrar em contato direto com a empresa responsável ENERGILUZ através do telefone 0800 005 2019. Em caso de postes danificados a secretaria de obras deve ser notificada através do telefone (47) 3443-8842.

Outro assunto discutido na reunião foi sobre os terrenos baldios e construções abandonadas. O secretário do meio ambiente juntamente com o prefeito em exercício explicou que foi necessário uma atualização da lei que versa sobre a limpeza de terrenos baldios no município de Itapoá. Segundo os administradores, a lei anterior, Lei Municipal 179 de 2008 encontrava-se desatualizada dando pouca margem de ação à prefeitura e às secretarias responsáveis. A nova lei já está em vigor, caso alguém tenha interesse em ler o texto completo acesse o link abaixo:


Para esta situação quando um munícipe identificar um terreno sem manutenção e/ou com acúmulo de lixo deve protocolar denúncia junto a Secretaria do Meio Ambiente através do telefone (47) 3443-2780 ou pelo email: meioambiente@itapoa.sc.gov.br, todavia devemos salientar que a partir da denúncia as ações podem levar um tempo em função dos trâmites legais previsto na Lei em vigor.

Finalizando a reunião, o Prefeito em Exercício Carlos Henrique, verificou junto ao representante da Polícia Militar, o Sub. Ten. Hermínio, a possibilidade de uma ação em conjunto, onde a policia militar fornecerá dados sobre os pontos de maior ocorrência para mapeamento das áreas críticas para acelerar o processo de melhorias.

Nós do CONSEG, ressaltamos que todos podem e devem fazer sua parte. Participando das reuniões que ocorrem mensalmente nas terceiras terças-feiras. Outra forma de contribuição é protocolar denúncias, fazer boletins de ocorrências e cobrar ações dos admnistradores e autoridades competentes.
Lembrem-se: Juntos somos mais fortes!
Texto : Flavio R. Martelozo


Fonte Conseg Facebook

Nenhum comentário: